Minhas Compras
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando Fechar Compra

DPE-MS: EDITAL EM BREVE? LEIA E ENTENDA

DPE-MS: EDITAL EM BREVE? LEIA E ENTENDA

Olá, pessoal. Tudo bem? Estamos aqui para destrinchar para vocês mais uma novidade: o concurso da DPE-MS. Confesso que esse ano está difícil até de acompanhar tanta novidade dos concursos de Defensoria, porque toda semana é uma novidade diferente. #SEGURAESSEEDITALAÍ

E como vocês sabem, buscamos acompanhar tudo de perto para trazer para vocês o mais rápido possível. Assim, sem mais delongas, vamos lá!

Mas e aí, RDP, esse concurso sai ou não sai?

Pessoal, sim, sai. O regulamento será publicado em breve, e já tivemos inclusive a escolha da banca, que será a FGV. Comenterei alguns aspectos relevantes agora.

1. A BANCA É A FGV OU ELA APENAS ORGANIZARÁ, IGUAL A DPE-RJ?

Pois é. No último concurso, realizado pela Banca Vunesp (veja o regulamento AQUI e edital AQUI), a banca Vunesp aplicou a primeira e a segunda fase.

Certo. Mas como será feito nesse próximo concurso? Isso eu não sei. Mas pode ser que seja a mesma regra: FGV aplica a primeira e a segunda fase, e a banca própria de Defensores(as) aplique a prova de tribuna/oral.

2. APLICAÇÃO DA PRIMEIRA E SEGUNDA FASE NO MESMO FINAL DE SEMANA: COMO ASSIM?

Outro "burburinho" que deixou muitos alunos aflitos foi o de que a aplicação da subjetiva/prática será no mesmo fim de semana da prova objetiva. Isto é, uma no sábado (prova objetiva) e outra no domingo (provas discursivas/práticas). De fato, ao que tudo parece, será dessa forma mesmo e vou explicar. Nadad e pânico, galera.

Isso já ocorreu em outras provas e não há qualquer problema. Ao contrário, é bem legal e mais econômico para quem não é do Estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, já que só vai precisar se deslocar para ir duas vezes (objetiva/subjetiva e oral). Ah, e a terceira será a posse. #MECHAMAQUEEUVOU

Com relação à aplicação simultânea da primeira e da segunda fase no mesmo final de semana, vamos lá!

Você estuda para a primeira fase e para a segunda ao mesmo tempo (isto é, estuda a base teórica e estuda como treinar peças e aspectos formais de escrita, por exemplo). No sábado realiza a prova objetiva, e no domingo a prova discursiva/peças.

Neste caso, serão corrigidas as provas de segunda fase apenas dos melhores classificados na primeira, entendeu?

Isso aconteceu na última prova e foi da seguinte forma:

Sábado, pela tarde, os candidatos realizaram uma prova de 100 questões, com duração total de 5h.

Domingo pela manhã, realizaram a prova subjetiva teórica (questões dissertativas), com duração de 3h.

Domingo à tarde, realizaram a prova subjetiva prática (02 peças-práticas, uma cível e uma criminal), com duração de 5h.

É indiscutível que isso torna o certame bem mais cansativo. Fora isso, no entanto, não há nada muito diferente. O Curso RDP, por exemplo, já vem trabalhando essa possibilidade desde o ano de 2018, pois exergamos que seria uma nova tendência, quando a Defensoria do Estado do Maranhão resolveu aplicar a prova com esse formato e foi um sucesso.

3. INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Em concursos para Defensor Público não têm sido comum a fase de investigação social. No entanto, no último concurso da DPE-MS essa fase esteve presente. Falaremos dela em outra oportunidade, pois o edital pode trazer regras diferentes.

4. PRÁTICA JURÍDICA E ACEITAÇÃO DE ESTÁGIO

No edital do último concurso exigiu-se atividade jurídica de 03 anos, a ser comprovada no ato da posse. É bom lembrar que aceitaram estágio de graduação, mas limitado ao prazo máximo de 01 ano.

5. DAS COTAS

No último concurso houve reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

6. EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO: ELAS VÊM?

No último concurso da DPE-MS, a disciplina de Triburário não esteve presente como disciplina autônoma. Também houve o mesmo com a matéria de Direito Empresarial.

Bem, pessoal. Acho que essas são as informações rápidas (e mais importantes) que a gente poderia trazer para vocês. Qualquer novidade postaremos aqui! Um forte abraço.

Teremos curso de Reta Final e esperamos vocês lá, após a publicação do edital

Até breve.

 

Enviando Comentário Fechar :/
Voltar ao topo